Alternativa que proporciona estéticas mais modernas e sustentabilidade a construções antigas, o Retrofit está entre os negócios mais promissores do ano
A revitalização de prédios com aplicação de tecnologia de ponta, o chamado Retrofit, é uma tendência que vem se fortalecendo no mercado brasileiro nos últimos anos, atraindo a atenção de empreendedores que atuam no ramo da construção civil. A técnica surgiu na Europa, onde 50% das obras utilizam esse método em atendimento à legislação rígida de reparo das construções históricas, e também faz sucesso nos Estados Unidos. O Retrofit permite uma leitura de edifícios cuja construção ficou ultrapassada e propõe alterações para atender às necessidades atuais dos usuários, aliando melhoria estética, conforto, sustentabilidade e beleza.
Criada em 1982 como uma loja de tintas, em Florianópolis, a Cymaco foi ampliando sua área de atuação ao longo dos anos e se transformou numa empresa de impermeabilização e de reforma de imóveis, Luciano Tacques Cybulski, dono do negócio, vislumbrou a oportunidade de reformar as áreas comuns dos prédios, redistribuir espaços e transformar os imóveis residenciais em comerciais e vice-versa, tornando a empresa especializada em Retrofit.
A idéia deu tão certo que, em 2013, a marca adotou o modelo de franquia, reunindo hoje quatro unidades já em funcionamento (Aracajú/SE, Salvador/BA, Curitiba/PR e Balneário Camboriú/SC), além de mais uma que será inaugurada na cidade de São Paulo, em fevereiro. A expectativa é abrir quatro novas franquias ao longo deste ano.
"Antes de executar o trabalho, precisamos saber quais são as 'dores' do prédio e planejar como ele será no futuro. o trabalho é executado aos poucos, começando pelos problemas estruturais, até chegar ao embelezamento", explica Cybulski, acrescentando que cada R$ 1 mil investidos na obra, representam R$ 10 mil na valorização. Em média, o Retrofit valoriza o imóvel em 30%.
A franquia da marca custa R$ 45 mil e o investimento total chega a R$ 100 mil, capital que é recuperado em cerca de seis a 12 meses. O faturamento anual de cada unidade franqueada pode chegar a R$ 4 milhões. Com mais de 3 milhões de metros cúbicos de projetos executados, a rede faturou no ano passado mais de R$ 14 milhões.

Antes e depois. Um antigo prédio na Alameda Santos, em São Paulo, ganhou ares de modernidade depois que teve os vidros trocados e a fachada substituída por uma nova

Fonte: O Globo PUBLICADO EM 25/09/2019