Dezesseis anos após executarem o projeto de construção de uma residência, localizada no Morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o paisagista e arquiteto Paulo Cezar Gobbi e a arquiteta Maria Lucia Mendes Gobbi realizam a revitalização da fachada e o luminotécnico externo da imponente casa em estilo colonial português, que sedia a o evento “Mostra Casa Nova 2005”.
O engenheiro Boris Terschtich (in memoriam) deu início ao projeto, por volta de 1986, criando a planta arquitetônica. Após elevada a cobertura, a Mendes Gobbi Arquitetura assumiu a administração da obra, durante cinco anos, período em que detalhou, modificou e acrescentou à arquitetura um estilo colonial, além de ampliá-la em seu salão de festas, garagem, piscina, pérgola, ponte, pórtico, canil e muros.
O trabalho evidencia os detalhes arquitetônicos, que seguem uma tendência ditada pelo estilo colonial brasileiro, da composição do antigo com o contemporâneo. Na mostra esse contraponto pode ser conferido em detalhes da obra original, como o teto e o piso, mantidos em alguns dos ambientes do evento.
Tanto o projeto luminotécnico, criado pelo lighting designer Marcos Damerau Cruz e executado pelos arquitetos, quanto a restauração e pintura da fachada, pela Cymaco Empreiteira, realçaram a beleza do conjunto composto pela casa-mãe, por um belvedere, pela área originalmente destinada a festas e aos hospedes, onde atualmente funciona o restaurante alameda casa rosa, pelo espaço junto a piscina e a casa do caseiro, num total de 1200 metros quadrados de área construída.
A pintura lavada em rosa foi escolhida depois de um estudo realizado pelos arquitetos sobre técnicas e cores marcantes da época colonial.
Fonte: Revista Per Arbitare. PUBLICADA EM: 2005.

Foto Atual da Alameda Casa Rosa, retirada do site: https://www.casamentos.com.br/casa-para-casamento/alameda-casa-rosa--e110664